
Publicações que podem ser de seu interesse

Fomento à Inovação Tecnológica no Brasil
Luiz Mariano Julio, 2021
Trata-se de um trabalho no qual analisei de forma detalhada e crítica todos os mecanismos relevantes de apoio às empresas no financiamento à inovação, o que inclui Incentivos Fiscais (Lei do Bem, Lei de Informática, Rota 2030), Financiamento Reembolsável, Financiamento Não Reembolsável, Investimento Direto, P&D de Agências Reguladoras. Analisa também as formas de atuação de Finep, BNDES, FAPESP, Embrapii, FAPs.

Aprendizado Tecnológico
Luiz Mariano Julio, 2013
Nesse livro, trato da temática do Catch-up tecnológico. Através de procedimentos, práticas e atitudes simples as empresas que decidirem se tornar líderes tem um caminho que depende pouco de ações governamentais. Esse trabalho utiliza a indústria de computadores de Taiwan como Estudo de Caso, mas seu foco é muito mais abrangente, muitos de seus ensinamentos sendo aplicáveis à indústria de produtos manufaturados de alta tecnologia.

Estratégias para Catch-up tecnológico
Luiz Mariano Julio, 2014
Nestes slides apresento de forma resumida os conceitos teóricos associados ao Aprendizado Tecnológico e as mais eficientes práticas adotadas por empresas vencedoras no segmento de eletrônica de consumo para cobrir seus gaps tecnológicos e avançar rumo ao domínio de mercado.

Segmentos Dinâmicos da Economia Mundial
Luiz Mariano Julio, 2013
Nestes slides apresento o conceito de Dinamismo Econômico e estudo os segmentos mais dinâmicos da economia mundial das últimas três décadas. A conclusão a que se chega é que as economias em desenvolvimento tendem a se focar em segmentos com baixo dinamismo, com isso perenizando seu atraso econômico.

O futuro começou ontem
Luiz Mariano Julio, 2014
Neste artigo apresento brevemente algumas inovações tecnológicas em fase de maturação. Muitas delas parecem ficção científica e são capazes de mudar a forma como vemos alguns aspectos do mundo.

Arca de Noé
autor desconhecido
Nessa crônica, que a princípio parece uma brincadeira, se evidencia um problema endêmico nas corporações, a substituição do Fim pelo Meio, do Objetivo pelo Processo.